História dos Jogos Macabeus Mundiais
A ” Ideia”, no início, foi concebida por um jovem judeu de 15 anos, Joseph Yekutieli, no contexto dos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo. Após uma década de intensos esforços, ele formulou e apresentou um plano detalhado. Foram intermináveis encontros com grupos de interessados e incansáveis batidas nas portas dos governantes, secretários, autoridades governamentais e amigos próximos. O plano, que parecia muito ousado e pretensioso, finalmente tomou forma e se tornou realidade.
Em 1928, Yekutieli apresentou uma proposta a Menachem Ussishkin, presidente do Comitê Executivo do Fundo Nacional Judaico, para a primeira convocação em Eretz Israel de atletas judeus de todo o mundo, simbolicamente programado para o 1800º aniversário da rebelião de Bar Kochba.
Naquela época, o Movimento Maccabi estava em processo de criação de um organismo reconhecido internacionalmente, representando todos os esportes de Eretz Yisrael, pavimentando assim o caminho para a participação oficial em importantes eventos internacionais. Ficou claro que a Maccabiah proposta não poderia ser organizada sem a aprovação das associações esportivas internacionais, que aceitaram apenas países reconhecidos em suas fileiras. Somente em 1928, depois que a Associação de Futebol de Eretz Yisrael foi fundada e reconhecida pela maioria dos organismos internacionais, o caminho foi pavimentado para a organização da primeira Maccabiah, em Eretz Yisrael.
Os organizadores decidiram que a Maccabiada, como os jogos eram chamados então, seria destinada aos membros da Federação Maccabi de todo o mundo, em intervalos designados, no modelo dos Jogos Olímpicos. O objetivo destas competições judaicas mundiais era permitir às várias associações participantes uma oportunidade de testar as suas forças, preparar-se para competições internacionais e olímpicas e glorificar as realizações desportivas da juventude judaica. O caminho para o nome “Maccabiada”, que, por sugestão do escritor K. Silman, foi Hebraized e que depois mudou para Maccabiah, abundou em argumentos e foi coberto de tropeços. Ao lado das diferenças de opinião que surgiram no Mundo Maccabi, sobre a conduta e conteúdo da Maccabiah, eventos em Eretz Yisrael levaram a uma virada grave, lançando dúvidas sobre se os jogos algum dia aconteceriam.
No dia 9 de abril de 5689 (verão de 1929), um muro anti-judaico estourou no lado Ocidental, espalhando-se por todas as comunidades judaicas na Palestina, com exceção de Tiberíades. Centenas de judeus foram assassinados. Os membros do Maccabi entraram para a Haganah, que foi revelada em toda sua fraqueza durante os motins. Lord Plumer, o Alto Comissário em Eretz Yisrael, foi substituído por Sir John Chancellor, do British Colonial Service, que rapidamente se mostrou pró-árabe e abertamente hostil ao sionismo. A Maccabiah finalmente aconteceu na data prevista. Sir Arthur Wauchope substituiu o chanceler, como Alto Comissário no outono de 1931, começando a Idade de Ouro: da comunidade judaica em Eretz Yisrael. Wauchope admirava os esportes judaicos e as realizações do movimento sionista em Eretz Yisrael e estendeu seu patrocínio à Maccabiah, com a condição de que ela acolhesse grupos árabes e ingleses. Duas delegações de motociclistas judeus partiram de Tel Aviv para um Tour de Promocional em toda a Europa; O primeiro em 1930 de Tel Aviv para Antuérpia e o segundo, um ano depois de Tel Aviv para Londres. O próprio Yekutieli participou da delegação de jovens motociclistas.
Na segunda turnê, que começou em 10 de maio e terminou em 16 de julho de 1931, os pilotos cobriram 9,375 quilômetros, do deserto do Sinai através de Cairo, Alexandria, Salônica, Gorna, Sofia, Belgrado, Novisad, Osijek, Zagreb, Viena, Linz, Nuremberg, Frankfurt, Metz e Paris para Londres, Brighton, Leeds, Manchester, Glasgow, Birmingham e Beirute. Em todas estas cidades, eles anunciaram os Jogos Macabeus que ocorreria na primavera seguinte, em Eretz Yisrael. Massas de entusiastas membros da Maccabi proclamaram seu desejo de participar das Olimpíadas Judaicas.