↑ Retornar para Pan-Americanos

JOGOS MACABEUS PAN-AMERICANOS DO CHILE 2015

 

CAPA

BRASIL FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE SUA PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS MACABEUS PAN-AMERICANOS DO CHILE

A delegação brasileira Macabi voltou de Santiago, no Chile, com muitas medalhas, várias histórias, novas amizades e também com muita vontade de iniciar os treinamentos para os XX Jogos Macabeus Mundiais, de 04 a 18 de julho de 2017, em Israel.

Os XIII Jogos Macabeus Pan-Americanos, organizados pela Federação Chilena Macabi em parceria com a Confederação Latino Americana Macabi (CLAM), foram um grande sucesso. As equipes que representaram o Brasil demonstraram muito entrosamento dentro e fora das quadras e o sentimento de pertencimento à comunidade judaica, que envolveu toda delegação por 10 dias, foi impressionante. Foram milhares de atletas de 20 países participantes deste evento, onde o espírito dos Macabeus esteve presente em todas as atividades.

O Brasil terminou o evento na quarta posição, atrás dos Estados Unidos, do anfitrião Chile e da Argentina. Este resultado contempla apenas a categoria Open, onde este ano o Brasil conquistou o primeiro lugar no Voleibol Feminino, Voleibol Masculino, além das medalhas de ouro da natação. As equipes brasileiras chegaram à mais três finais e conquistaram medalhas de prata no Futsal Open, Beach Volley Masculino Open e no Futebol Feminino Open, além do bronze no Futebol de Campo Open Masculino.

Nos Juniores o Voleibol feminino Sub 16 levou o ouro e a Natação brasileira teve ótimos resultados, com medalhas de ouro, prata e bronze nas provas individuais e revezamentos. A medalha de prata do Futsal Sub 18 foi conquistada pela equipe brasileira e no Tennis de Campo o Brasil levou duas medalhas de bronze, no individual e nas duplas. O Futebol de Campo das categorias Sub 16 e Futebol de Campo Sub 18 ganharam medalha de bronze, a mesma medalha ganha pelas meninas da ginástica artística por equipe. O Basquete Sub 16 lutou muito, mas ficou fora do pódio e acabou a competição na quarta colocação.

Mas a grande revelação destes Jogos foi a categoria Master do Brasil. Foi um festival de medalhas ganhas na Natação, no Basquete 45+ e no Tennis de Campo 35+. Ex-nadadores, que estavam afastados das competições há vários anos, se juntaram à equipe Macabi e, só nesta modalidade, conquistaram mais de 60 medalhas. O Brasil também participou com equipes no Futebol de Campo 35+ e 45+, mas não se classificou.

O evento Jogos Macabeus é a maior competição esportiva do mundo na tradição e nos valores Macabi, ressaltando a centralidade do Estado de Israel na vida do povo judeu. “Os Jogos Olímpicos Judaicos”, como são chamados frequentemente, acontecem a cada quatro anos em Israel, alternando com os Jogos Macabeus Regionais que acontecem de 2 em 2 anos – Pan-Americanos, Europeus e da Oceania.

A principal missão dos Jogos é facilitar o encontro mundial de jovens atletas judeus, mantendo os mais altos níveis possíveis de competições esportivas, reforçando a sua ligação com o Estado de Israel e do povo judeu.

Este ano foram três categorias distintas: Open, Juniores e Masters. A categoria Juniores se destina aos atletas com idade entre 15 e 18 anos. Masters se divide em diferentes categorias, principalmente para acomodar os concorrentes com mais idade. Já a divisão Open é geralmente ilimitada de idade, sujeita às regras internacionais que regem cada esporte, e é destinada para os melhores atletas de cada delegação. Para participar do Jogos Macabeus os atletas devem representar uma delegação de um dos países inscritos.

Classificação final:

quadro-de-medalhas-(643x1280)

Galeria de fotos: