institucionalproxEventoseventosRealizadoscontribuicoesnoticiasfaleConoscohome
Eventos 2009
Eventos 2008
2005

EVENTOS REALIZADOS

XI Jogos Macabeus Panamericanos

> Veja as Fotos [ 1 ] [ 2 ]

 

Evento: XI Jogos Macabeus Panamericanos

Data: dezembro de 2007

Local: Buenos Aires - Argentina

Modalidade: Vários

Categorias: Atletas Juvenil / Open e Master

Atletas Macabeus voltam da Argentina com 75 medalhas e muitas vitórias.

A delegação brasileira Macabi, representando a comunidade judaica de todo o país, voltou de Buenos Aires com muitas medalhas e várias histórias para contar. Trezentos e cinqüenta atletas de 13 a 79 anos, divididos em várias categorias, participaram de competições de futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, futebol, atletismo, ginástica artística, bridge, ginástica rítmica, golf, judô, karatê, meia maratona, natação, remo, squash, taekwondo, tênis, xadrez, tênis de mesa, triatlon e pólo aquático. Os 11ºs Jogos Macabeus Pan-americanos foram realizados entre 25 de dezembro de 2007 e 02 de janeiro de 2008, em diversos locais da cidade e também da província de Buenos Aires, como o Club Náutico Hacoaj Tigre, um belíssimo clube às margens do Rio Tigre, onde foram realizadas as competições de Voleibol, Futebol de Campo, Beisebol e Tênis de Campo. Todas as refeições eram realizadas neste local, sob a supervisão de rabinos para o controle da cashrut. Outros locais como o CENARD, um espaço da Prefeitura de Buenos Aires, recebeu as competições de Tênis de Mesa e Ginástica Artística, o Polidesportivo Tigre com as competições de Basquete e o Hacoaj Campo, com as competições de Futsal. Locais diferentes para as competições definitivamente dificultam bastante a logística do evento.

A MACABI RIO foi responsável pelos treinamentos das equipes de Futsal, Voleibol, Tênis e Tênis de Mesa, além de indicar atletas para outras modalidades esportivas. Os clubes e escolas judaicas do Rio de Janeiro participaram deste sucesso cedendo espaço para os treinos dessas equipes e merecem boa parte dos créditos pelas vitórias alcançadas.

O Brasil terminou o evento em 3º lugar, atrás da Argentina em primeiro e dos Estados Unidos em segundo, num total de 15 países participantes. Foram 24 medalhas de ouro, 21 de prata e 30 de bronze. O Futsal mereceu um destaque especial. Nas cinco categorias disputadas subiu ao pódio em todas: ouro no Infantil e Open, prata no Juvenil e no Máster e bronze no Junior. O Voleibol Open Feminino e o Vôlei de Praia Masculino conquistaram medalhas de bronze. No Tênis de Mesa foram duas medalhas de prata, uma na categoria Juvenil e outra na Junior, em dupla e por equipe respectivamente. No Tênis de Campo foram três medalhas de prata e quatro de bronze.

Muitas dessas conquistas vieram dos IX JOGOS MACABEUS NACIONAIS DAS ESCOLAS JUDAICAS, realizados em maio de 2007, que serviram de base para a formação dessas equipes, principalmente das de Tênis de Campo e Natação, que pela primeira vez pode contar com atletas vindos das regiões Sul, Nordeste e Norte, além da Sudeste.

CURIOSIDADES DOS XI JOGOS
Das 75 medalhas conquistadas pelo Brasil, 42 foram ganhas pelas mulheres.

O Futsal Open venceu o Pan-americano depois de um jejum de 20 anos sem ganhar medalhas.

Das 24 medalhas de ouro ganhas pelo Brasil, 20 foram na Natação.

Com uma equipe de apenas cinco atletas o Tênis de Mesa conquistou 2 medalhas de prata.

Pela primeira vez como modalidade de competição no Pan-americano, o Futsal Infantil do Brasil sagrou-se o primeiro campeão dos Jogos.

A equipe mais animada do evento era a de Tênis de Campo, com atletas vindo do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Buenos Aires e Recife.

A delegação brasileira contou em sua equipe com um atleta que também acumula o cargo de Presidente da MACABI RIO!

[topo]