institucionalproxEventoseventosRealizadoscontribuicoesNoticiasfaleConoscohome
2005

EVENTOS REALIZADOS

X JOGOS MACABEUS NACIONAIS DE ESCOLAS JUDAICAS

> Resultados I Veja as Fotos

X Jogos

Evento: X JOGOS MACABEUS NACIONAIS DE ESCOLAS JUDAICAS

Data: 01,02 e 03 de novembro de 2009

Local: AABB-Rio / Hebraica Rio / Monte Sinai

Modalidade: Soçaite, Tênis de Mesa, Natação, Tennis de Campo, Handebol, Basquete, Futsal, Xadrez e Voleibol.

Categorias: Alunos nascidos entre 1991 e 1997

Patrocinadores

   

Sorrisos, lágrimas, abraços e despedidas marcaram o último dia de competições dos X Jogos Macabeus Nacionais de Escolas Judaicas. Foram três dias de programações esportivas e sociais, realizadas na AABB Lagoa e nos clubes judaicos, respectivamente, onde os atletas puderam interagir e trocar experiências. Cerca de 600 jovens (de 12 a 18 anos) de escolas judaicas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Amazonas participaram das competições esportivas.

Os jovens macabeus começaram a sentir o clima do evento no sábado (31/10) que antecedeu às provas. O clube Monte Sinai foi o anfitrião de uma tarde de boas vindas aos atletas de fora do Rio, que começaram a chegar para o evento. Os alunos das escolas do Rio receberam os convidados de outros estados para uma deliciosa integração regada à refrigerante e falafel.

No dia seguinte (1º/11), foi a vez da AABB Lagoa servir de cenário para o espírito macabeu. Na parte da manhã começaram as competições esportivas que levaram um bom número de pais e familiares a vestirem as camisas de suas escolas para torcerem pelos filhos. Natação, tênis, tênis de mesa, xadrez, futsal, futebol soçaite, handebol e voleibol entraram no cardápio do primeiro dia de provas. À noite, após o jantar kasher, servido no salão nobre da AABB, os atletas foram transportados para a Hebraica, onde foi realizada a Cerimônia de Abertura. Apresentada pela atriz Laila Zaid, ex-aluna do colégio Eliexer/Max, a cerimônia teve momentos de muita emoção, como o acendimento da pira olímpica, conduzida pela atleta macabi Adriana Behar, e a execução do hino de Israel, tocado em solo de sax pelo músico George Israel. O público presente ainda foi brindado com uma apresentação de acrobacia área e dança Xstyle.

As competições recomeçaram com força total, no dia seguinte (segunda), na AABB Lagoa. O clube, mais uma vez, ficou lotado e a alegria era contagiante. Mas o ponto alto do dia ainda estava por vir. A Macabi Rio inovou nessa edição especial dos Jogos promovendo uma Cerimônia de Premiação, que contou com as presenças dos atletas olímpicos Tande, Jaqueline Silva e Bernard. A “Orquestra de Baterias”, composta por 17 integrantes, não deixou pedra sobre pedra no ginásio da AABB e levantou a galera com seu batuque performático.

No último dia dos Jogos foram realizadas as finais de futsal, handebol e tênis.
As escolas A.Liessin/Scholem (Rio) e Bialik/Renascença (SP) foram os grandes destaques dos X Jogos Macabeus Nacionais de Escolas Judaicas, tendo disputado praticamente todas as finais do evento. O nível técnico das competições também chamou a atenção de todos. Segundo depoimentos de alguns professores, ele espelha  o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas escolas na área de educação física. Para a Macabi Rio, no entanto, muito mais do que resultados, medalhas e troféus, o importante é a certeza de ter proporcionado aos atletas momentos inesquecíveis que eles carregarão pelo resto de suas vidas.

 

Agradecimento

A Macabi Rio agradece a todos aqueles que, de alguma forma, ajudaram a viabilizar o sucesso dos X Jogos Macabeus das Escolas Judaicas. Sem nossos patrocinadores, co-patrocinadores, apoiadores e parceiros, nada disso teria sido possível.

Macabi Rio thanks to all those who helped, in any manner, to achieve the best results during the X Maccabees National Games. Without this precious support the success of the Games would be an even bigger challenge !!

patrocinadores

 

[topo]