↑ Voltar para XI Jogos Macabeus

Os Jogos

XI Jogos Macabeus reúnem o melhor do esporte escolar judaico

Depois de quatro dias de evento, encerrou neste Domingo o maior encontro esportivo da comunidade escolar judaica brasileira. Os XI Jogos Macabeus Nacionais de Escolas Judaicas envolveram cerca de 500 jovens em partidas de basquete, voleibol, futebol soçaite, futsal, tênis de mesa e xadrez, com jogos realizados nos clubes Hebraica e Monte Sinai e um dia de lazer no clube Adolpho Bloch, na Barra. Foram dez escolas participantes: A. Liessin, TTH Barilan, Eliezer Max e ORT do Rio de Janeiro, Iavne, Beit Yaacov e Renascença de São Paulo, Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre, Salomão Guelmann de Curitiba e Theodor Herzl de Belo Horizonte. Os alunos participaram, além das competições esportivas, da Abertura na noite de quinta feira, 06/09, da cerimônia do Shabat e da festa do atleta, na noite de sábado. O presidente dos Jogos, Saul Bennesby, fez um balanço extremamente positivo do encontro: “Tenho a convicção de que fizemos um grande trabalho. Deixamos na lembrança desses atletas um exemplo de voluntarismo comunitário, mostramos a capacidade de organização da Macabi Rio e temos a certeza de que a comunidade em geral gostou do que viu. As escolas de fora do Rio de Janeiro foram recebidas de uma maneira muito especial pelos cariocas. O evento foi muito bem organizado, com as partidas começando nos horários previstos, os transportes com ônibus de qualidade, alojamento na Hebraica, resultados de jogos no site em tempo real, a alimentação casher e a segurança nota dez. Agradeço a toda equipe Macabi Rio que se dedicou de maneira incansável nesses últimos meses. À Macabi Brasil por todo suporte e apoio. E principalmente a todos os nossos patrocinadores, que acreditaram no projeto e investiram no realização dos Jogos . Enfim, foi um grande sucesso.”

As premiações dos Jogos aconteceram na Hebraica, com as entregas de medalhas no pilotis do clube. Ainda nesta segunda feira algumas equipes ainda estavam deixando o clube, voltando às suas cidades depois da agitação do final de semana e de muita troca de experiências.

Abertura dos Jogos

Foi um enorme sucesso a Cerimônia de Abertura dos XI Jogos Macabeus Nacionais de Escolas Judaicas organizado pela Macabi Rio.

Cerca de 500 atletas de cinco estados brasileiros estavam presentes, com as delegações dos colégios A. Liessin (RJ), Renascença (SP), Iavne (SP), Beit Yaacov (SP), Salomão Guelmann (Curitiba), CIB (Porto Alegre), Theodor Herzl (Belo Horizonte), ORT (RJ), TTH Barilan (RJ), Eliezer Max (RJ). O evento lotou a quadra principal do clube Hebraica Rio e desfilaram perante os olhos emocionados de uma grande platéia de pais.

Cinthia Griner, diretora executiva da Macabi Rio, abriu a cerimônia agradecendo a presença e apoio de todos, incluindo as autoridades que estiveram no evento como Patrícia Amorim, grande macabeia e vereadora da cidade do Rio de Janeiro.

Hastearam as bandeiras do Brasil, Israel, CBM, e Macabi Rio,  o Sr. Sami Sztockfish  – vice presidente da Macabi Brasil,  Sr. Paulo Maltz – presidente em exercício da FIERJ, Sr. Luiz Mairovitch – presidente da Hebraica Rio e o Sr. Ronaldo Adler – presidente da Macabi Rio

Os atletas Daniel Calirman Wandersman, Daniel Griner Vilella, Felipe Kaufamn Gorodovit, Felipe Zebulum, Fabio Diamant Scherter, Jonas Strazas, Leonardo Azulay, Lucas Dubin, Marcos Maidantchic foram convidados a participar do juramento do atleta.

Em seguida todos se surpreenderam com a presença da grande homenageada da noite. Foi apresentada ao público a bicampeã olímpica de voleibol, a líbero de ouro Fabiana de Oliveira – a Fabi – que acendeu a pira dos XI Jogos Macabeus Nacionais das Escolas Judaicas e deu a volta olímpica com nossos atletas.

Os discursos de Sr. Sami Sztockfish,  Sr. Ronaldo Adler e Sr. Saul Bennesby – presidente dos jogos – deram o tom de emoção e de espírito do evento a todos os presentes, abrindo oficialmente os jogos.

Jogos Macabeus reúnem alunos de escolas judaicas brasileiras

Baixe aqui a Tabela dos Jogos por modalidade
Baixe aqui a Tabela dos Jogos por quadra (local)
Conheça o Regulamento dos Jogos

A Macabi Rio e a Macabi Brasil trazem este ano a 11ª edição dos Jogos Macabeus Nacionais das Escolas Judaicas, que serão realizados entre os dias 06 e 09 de setembro, nos clubes Hebraica, Monte Sinai e Adolpho Bloch. Este encontro visa integrar estudantes de nossa comunidade valorizando a identidade e os valores judaicos. O movimento macabeu se une às diversas entidades da comunidade para atingir, em conjunto, seus objetivos, através de atividades esportivas. O evento é sempre um excelente momento para conhecermos novos talentos que poderão fazer parte de uma delegação brasileira e representar o Brasil em eventos internacionais.

Neste Jogos as competições esportivas serão realizadas nas dependências dos clubes Hebraica, em Laranjeiras e Monte Sinai, na Tijuca. O dia de lazer será no Centro Adolpho Bloch, na Barra. O evento envolverá cerca de 500 atletas, 50 professores, mais de 100 partidas esportivas, disputas em 07 modalidades, 16 categorias, 2500 refeições, diversos voluntários e muita torcida.

As competições começam no Monte Sinai e na Hebraica na quinta feira, dia 06, às 8 horas, continuando até sexta às 16 horas. Na noite de quinta acontece a Abertura na Hebraica às 20 horas. Os jovens ainda tem a Festa do Atleta no sábado e as finais no Domingo.