institucionalproxEventoseventosRealizadoscontribuicoesNoticiasfaleConoscohome
Eventos 2009
2005

EVENTOS REALIZADOS

Macabíada Nacional Escolar - São Paulo

> Veja as Fotos [ 1 ] [ 2 ]

 

Evento: Macabíada Nacional Escolar

Data: maio de 2008

Local: Hebraica São Paulo

Modalidade: Vôlei, Basquete, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Soçaite, Futsal e Xadrez

Categorias: Alunos de 5ª Fundamental a 3º ano do Ensino Médio das Escolas Judaicas do Brasil

Participação: 380 alunos do Rio de Janeiro

Escolas Judaicas do Rio brilham em São Paulo

O Rio de janeiro deu um show de participação nos Jogos Macabeus Nacionais, realizados no Clube A Hebraica de São Paulo, no período de 21 a 25 de maio de 2008, trazendo a maioria das medalhas para casa. Cinq6uenta por cento dos atletas do evento eram cariocas, muito bem treinados pelos profissionais das escolas judaicas do Rio e isso ficou muito marcante em todas as premiações. Não houve um podium em que uma escola de nossa cidade não estivesse presente. Das 57 medalhas dos esportes coletivos, 30 foram conquistadas pelos alunos do Rio de Janeiro, sendo 65% delas, medalhas de ouro. Nos esportes individuais outro banho de competência: ouro no Tênis de Campo, no Xadrez e também no Tênis de Mesa, onde dividimos com a galera de Recife.

Durante esses 5 dias, mais de 1000 pessoas, entre alunos, jovens, professores, coordenadores, profissionais da área esportiva, voluntários, pais e familiares vivenciaram o esporte transformando o evento numa verdadeira festa de confraternização da comunidade judaica. Entre as modalidades disputadas estavam, futebol soçaite, futsal, volei, handebol, basquete, tênis de mesa, tênis de campo e xadrez.  Participaram escolas do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cotia, Campinas e, como convidados, ainda contamos com a delegação da Argentina com 75 participantes competindo em duas modalidades. Durante o evento foram realizados quase 200 jogos de esportes coletivos, e mais de 100 de esportes individuais.

Colégios participantes:

Bialik (São Paulo), Renascença (São Paulo), I.L. Peretz (São Paulo), Salomão Guelman (Curitiba), Yeshiva (Cotia), Moyses Schvartz (Recife), Jacob Azulay (Manaus), Faccma (Argentina), Eliezer Max Nordau (RJ), Liessin (RJ), ORT (RJ), TT Bar Ilan (RJ), Colégio Israelita Brasileiro (Porto Alegre) e Laor (Campinas).

Os Jogos Macabeus Escolares são um evento de extrema importância como meio de educação não formal e como meio de transmitir nossa cultura e valores aos alunos de escolas judaicas e membros de pequenas comunidades.

 

[topo]