institucionalproxEventoseventosRealizadoscontribuicoesNoticiasfaleConoscohome
2005

EVENTOS REALIZADOS

18°s Jogos Macabeus Mundiais > HISTÓRICO DOS PRIMEIROS JOGOS

> Histórico I Dia 14 de Julho I Dia 16 de julho I Dia 20 de Julho

Evento: 18ºs Jogos Macabeus Mundiais

Data: julho 2009

Local: Israel - Veja aqui o mapa da competição

Modalidade: várias - veja abaixo as modalidades por categoria.

Categorias: Junior Masculino e Feminino, Open Masculino e Feminino, Master Masculino e Feminino. Veja abaixo as idades.

Regulamentos:

Geral I Geral Disciplinar I Atletismo e Maratona I Ciclismo I Futsal I Ginástica Ritmica I Golfe I Squash I Tênis I Tênis de Mesa I Triatlon I Voleibol I Volei de Areia

Histórico dos Primeiros Jogos

   

Cerca de 390 atletas judeus de 18 países, incluindo 60 de países árabes como Síria e Egito, participaram da primeira edição dos Jogos Macabeus Mundiais, no ano judaico de 5692 – de 28 de março a 06 de abril do ano de 1932. Horas antes do início do desfile de abertura carpinteiros e máquinas ainda trabalhavam a pleno vapor para entregar o Estádio que abrigaria esse histórico evento. 

Durante a primeira edição das Macabíadas Mundiais as delegações pioneiras ficaram hospedadas em casas de famílias israelenses, tendas e muitas vezes, em salas de aulas de escolas, nas cidades de Tel Aviv, Rishon Le Tzion e Ramat Gan. Não havia ainda grandes ginásios para as competições. Com apenas 500 espectadores sentados e os outros 15.000 em pé, os estádios não estavam preparados para a grandiosidade do evento. Mas o espírito macabeu já prevalecia e o evento aconteceu conforme programado nas 16 modalidades esportivas oferecidas: atletismo, ginástica artística, boxe, luta romana, esgrima, natação, tennis de campo, tênis de mesa, motociclismo, hóquei na grama, handebol, basquetebol, futebol, pólo aquático, hipismo. 

As competições de ginástica artística, boxe e luta romana foram realizadas num jardim público, em Gan Rina. Já a natação e o pólo aquático, aconteceram nas águas do porto de Haifa, em uma área demarcada por barcos a remo e bóias e com os espectadores sentados em jangadas na água. A corrida dos 10 mil metros foi percorrida pelas ruas de Tel Aviv e na área litorânea da cidade, que contava com apenas 70% de estradas pavimentadas (o resto era areia).

Os competidores e os organizadores comunicavam-se, em geral, em ídiche, às vezes em hebraico e/ou ladino. As inscrições aconteceram, simbolicamente, no Hall dos Imigrantes e o QG Maccabiah era no Hotel Allenby. 

A Delegação da Polônia (que vivia tempos anteriores ao Holocausto e era a maior comunidade judaica organizada no mundo) foi a grande campeã dos Jogos (368 pontos). A Áustria veio em segundo com 281, e os EUA - com os melhores atletas – terceiro com 272. Eretz Israel ficou em quinto lugar com 243.5 pontos

 

[topo]